Minha lista de blogs

quinta-feira, 24 de maio de 2012


800 ANOS DO CARISMA DE SANTA CLARA: "SANTA CLARA DE ASSIS E DE HOJE- CAMINHO DE UNIDADE."
(1212-2012)
Lendo toda a história de Santa Clara percebemos o quanto foi difícil para ela conquistar e promover a todos/as de seu tempo a viver a unidade.  A começar por ela mesma, como viver a unidade com sua família, que a principio não concorda de maneira alguma a sua escolha vocacional de ser uma consagrada, de viver como São Francisco, pregar o evangelho, viver pobre as margens de todas as suas posses e riquezas; a dificuldade imensa que sua cidade Assis passava entre os maiores e menores, “a implantação da comuna, o confronto com os senhores feudais”; Clara fora a primeira mulher na história da igreja a escrever suas próprias regras e forma de vida, também sofre por parte da Eclésia ter alcançado esse legado e tenta de todas as maneiras alcançar essa unidade entre suas expirações divinas e a igreja mostrando que com essa sua luta para viver em fraternidade/unidade mostra a todos - igreja, império, reino, povo que naquele tempo viviam nas guerras e conflitos - que é possível viver desta maneira. Foram muitos encontros profundos com Deus para que se pudesse chegar a uma conclusão e Clara mostra como conquistar a unidade, ela mesma se faz unidade na sua pobre comunidade de irmãs, ela se torna um elo, um exemplo para toda a sociedade Assisciense.
E ainda hoje, depois de 800 anos passado, Santa Clara nos mostra como viver a unidade e não só ao povo de Assis, mas a todos/as que buscam uma vivencia mais radical em cerca do evangelho de JESUS CRISTO. Essa “busca de unidade entre pessoas, grupos e povos é um apelo que atravessa todos os tempos, mas sempre foi uma tarefa difícil. Hoje são muitos e visíveis os conflitos e divisões em todos os âmbitos da vida humana. A defesa da soberania de cada povo, a luta pelo reconhecimento das diferenças culturais e de toda ordem, a afirmação da subjetividade e dos direitos individuais, com freqüência, têm provocado embates e rupturas nas relações, tornando difícil o diálogo unitivo no cotidiano da vida e também em torno das grandes causas que em nossos dias afligem a humanidade. Acrescentem-se ainda as divisões causadas pelo ódio, ganância, sede de poder, inveja, egocentrismo e outras formas de corrupção do humano.”
As vantagens da unidade estão em promover a vida na dignidade, em qualificar as nossas relações sociais. A unidade é uma ferramenta para nos fazermos gente, em comunidade. É a possibilidade de vivermos em condições menos estressantes, capazes de reconhecimento mútuo e recíproco, capaz de aceitar que ninguém se basta a si mesmo.
O que nos resta fazer, ainda hoje, para que possamos viver numa sociedade sem discriminação, guerras, desigualdade, enfim a tudo que nos causa sofrer e que são considerados desumanos? Primeiramente como cristãos viver a palavra de Deus nos ensinamentos de Cristo e ter Santa Clara como um grande exemplo para nossas vidas, fazendo hoje como ela mesma fez há 800 anos: mudarmos de vida, não de personalidade e de identidade, mas sermos prudentes conosco mesmo, aceitar nossos defeitos e erros sem “jogar” para outras pessoas, aceitar e conviver mais e melhor com nossa família, nossos amigos, nossos colegas de estudo e trabalho, e na igreja. Tenta construir a parti de nós mesmos a santa unidade para chegar ao mundo e mostrar que vivendo em fraternidade partilhando nossos dons, nossa caminhada e nossas experiências são possíveis construir uma sociedade, ou melhor, um mundo bem mais humano e unido, e não esqueçamos que sem oração e sem o contato pessoais com DEUS nada adianta nossa transformação.
Cuide-se bem e amem uns aos outros e mostrem que a unidade é um grande passo para uma vida feliz, assim como Santa Clara e São Francisco fez!

Postulante Suelton, OFM


Nenhum comentário:

Postar um comentário